Priapus, deus da fertilidade, jardins, vinhos, ovelhas, cabras, colmeias de abelhas e do falo
- Fridrik Leifr

- 25 de ago de 2021
- 3 min de leitura

Também conhecido como: Fecundus, Mutunus, Priapos.
Priapus é filho de Dionísio e Afrodite.
Ele herdaria ao nascer a beleza de seus pais, porém, na ausência da Dionísio, Afrodite o traiu com Adônis, e após o seu retorno, o largou. Não satisfeita com a conduta da mãe, Hera tocou a barriga de Afrodite, amaldiçoando-a, fazendo com que desse luz à um bebê de extrema feiúra, mente maldosa, órgão genital incomumente grande e impotência inconveniente (sua ereção falhava no momento de consumar o ato sexual). Este filho era Priapus. Sua ereção permanente e de tamanho anormal deu origem ao termo médico “Priapismo”.
Existe uma história que conta que Afrodite, ao ver o filho que tinha dado à luz, o jogou para as montanhas, onde ele foi encontrado e criado por pastores do campo. De acordo com outras fontes, Priapus seria filho de Dionísio com uma Náiade (ninfa de água doce), e deu seu nome à cidade de Priapus, enquanto outras o descrevem como filho de Adônis, Afrodite, Hermes, ou um pai de orelhas compridas, que seria Pan ou um Sátiro.
Em um conto, temos a história de Priapus e da ninfa Lotis. (Alerta de gatilho - História sobre tentativa de estupro)
Estava acontecendo na Grécia uma festa para Dionísio, que era celebrado por costume a cada três invernos. Iam à festa todos os deuses que serviam Dionísio, e também aqueles que não eram hostis para a brincadeira, incluindo Panes (Faunos) e jovens Sátiros, e as deusas que assombram riachos e florestas solitárias (Náiades e Dríades). Também foram Silenus, montado em seu burro, e Priapus.

De todas as Deusas e criaturas presentes, Priapus se viu vítima de seu encanto pela ninfa Lotis, ele a deseja, a quer, porém a mesma o desdenhava a todo momento com incomparável beleza. Após todas as festividades encerrarem, todos caíram em um sono profundo, induzido pela quantidade de vinho ingerido. Priapus viu então a oportunidade de se aproximar de Lotis, enquanto permanecia adormecida mais afastada dos outros, para satisfazer seus desejos sexuais. Priapus se levanta e começa a caminhar na ponta dos pés até Lotis, segurando sua respiração para não ser descoberto, e ao chegar perto dela, garante que não esteja fazendo som algum a fim de não acordá-la. Ele agora estava deitado na grama ao lado da ninfa, ainda em seu sono. E ao puxar as cobertas de seus pés para realizar o ato que lhe trará felicidade, o burro de Silenus zurra alto, acordando todos, incluindo a Ninfa, que se asusta com o que está acontecendo e foge. Após o ocorrido, o burro é sacrificado em honra à Priapus, e desde então eram feitos sacrifícios do animal ao deus, pois o mesmo desenvolveu uma aversão à burros. Há outra leitura deste mesmo conto, porém com Héstia no lugar de Lótis. Nesta variante, Priapus alega ignorância ao se aproximar da Deusa, achando que a mesma era uma ninfa.
Seu culto era bastante diversificado. Ao passo que nas cidades grandes o Deus era visto como uma piada, no interior ele possuía um papel de protagonista. Sua adoração era principalmente caseira, porém há relatos de templos e monumentos erguidos em sua homenagem. Muitos acreditavam que ele era um guardião das plantações e também símbolo de saúde, fertilidade, desejo e apetite sexual, boa-sorte, e inclusive patrono dos pescadores e marinheiros, protegendo a todos contra mau-olhado. Uma coleção de 68 poemas foram compilados em uma obra chamada Priapeia, datada do século 13, aproximadamente, que falavam principalmente sobre sexualidade, desejo sexual e outros assuntos semelhantes.

Em 1979, o canadense D.F. Cassidy, em uma visita à cidade de São Francisco, nos EUA, descobre um grupo de culto ao falo que, não somente praticavam adoração religiosa ao membro, também promoviam atividades de caridade à juventude LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Após o fim deste grupo, ao retornar à sua cidade natal, Montreal, decide criar a Saint Priapus Church (Igreja de São Priapus), que consiste em um grupo religioso de adoração ao falo, e ensina que o órgão é a fonte de vida, beleza, felicidade e prazer. Dentre as atividades religiosas do grupo destacam-se uma variedade de atos sexuais como a masturbação grupal, felação e consumo de sêmen. A igreja possui outras matrizes no Canadá e nos Estados Unidos e para se tornar membro é necessário passar por um processo seletivo em que avaliam a seriedade do candidato, pois não serão aceitos aqueles cujo interesse é somente o sexual e não o religioso.
Co-autor: Eric Borges

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.




Comentários