Tiamat, Deusa do Mar Primordial
- Fridrik Leifr

- 17 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Tiamat é uma deusa que está presente na mitologia sumeriana e babilônica, como a deusa primordial dos mares e águas salgadas, e o seu oposto, Apsu, deus primordial das águas doces. Ela é o símbolo do caos e da criação primordial. Em sua época de adoração, Tiamat era considerada mãe dos elementos e de outras criaturas místicas, como dragões, serpentes, sereias e antropomorfos.
Muito da história de Tiamat se perdeu, e o pouco que pode ser encontrado é uma visão patriarcal. No conto Enuma Elish, Tiamat, junto com Apsu, criaram o mundo ao se juntarem em um caos aquático. Todos os outros deuses eram filhos, netos ou bisnetos deles.
Apsu resolve matar seus filhos Lachmu e Lachamu, que eram crianças irritantes à sua visão. Ea (ou Enqui) descobre o plano e mata seu pai antes. Tiamat em ódio e enraivecida, jura vingar o assassinato do seu consorte, então decide se casar com seu filho Quingu, e cria um exército de onze monstros para sua vingança, deixando seu atual marido como líder.
Sabendo do seu plano de vingança, Enqui decide confrontar sua mãe e é derrotado. Anu (deus das constelações) também desafia sua mãe e encontra o mesmo destino de Enqui. Seus filhos começam a temer a ira de sua mãe e criam um conselho, onde decidem nomear um campeão para representá-los, e escolhem Marduque, filho de Enqui. Na guerra que ocorre, Marduque, armado com flechas do vento, uma rede, um cajado e uma lança invencível, mata Tiamat com uma flecha no seu coração e corta Tiamat ao meio. Das costelas de Tiamat ele cria o vazio entre o céu e a terra, dos olhos lacrimejantes da deusa surge a fonte dos rios Eufrates e Tigre, e sua cauda se torna a Via Láctea. Ainda neste mito, é dito que, após Marduque assassinar Quingu, seu sangue derramado se mistura com o barro vermelho da terra, e dali nascem os primeiros humanos.

Tiamat, assim como outras, é uma deusa que foi incorporada na cultura pop, e pode-se encontrar citações delas em desenhos, jogos e inúmeras outras formas. Sua representação mais famosa é no desenho da década de 80 chamado "Caverna do Dragão" como um dragão vermelho de cinco cabeças, o que popularizou sua imagem neste conceito no universo "nerd".

Co-autores: Eric Borges e Carlos Simão

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.




Comentários