Hel, deusa da morte e senhora do submundo
- Eric Borges
- 2 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de dez. de 2024

Também conhecida como: Hela, Helia, Urd, Urth.
Deusa do submundo, também conhecido como: Hel, Helia, Hellawisi, Hellewite, Hellia, Helviti, Halvete, Helvede
Hel, também conhecida como o "Terror das Duas Faces", é uma antiga deusa dos mortos dentro da mitologia nórdica que preside o reino de Niflheim, cargo que lhe foi dado pelo deus Odin, no local de mesmo nome que serve de base para o Conceito cristão de Inferno (Hell em inglês), onde ela recebe uma parte dos mortos. Ela é às vezes descrita como uma bruxa horrível, meio morta e meio viva, com uma expressão sombria. Seu rosto e corpo são os de uma mulher viva, mas suas coxas e pernas são de um cadáver, manchado e mofado.
Ela é mencionada na Edda Poética, Edda em Prosa e Heimskringla.
A Edda Poética, compilado no século 13 a partir de fontes tradicionais anteriores, apresenta vários poemas que mencionam Hel. No poema Völuspá, o reino de Hel é referido como os "Salões de Hel". Na estrofe 31 do Grímnismál, Hel é listada como vivendo sob uma das três raízes que crescem da árvore do mundo Yggdrasil. Em Fáfnismál, o herói Sigurd fica diante do corpo mortalmente ferido do dragão Fáfnir, e afirma que Fáfnir está em pedaços, onde "Hel pode levá-lo". No Atlamál, as frases "Hel tem metade de nós" e "enviado para Hel" são usadas em referência à morte, embora pudesse ser uma referência ao local e não ao ser, se não a ambos. Na estrofe 4 de Baldrs draumar, Odin cavalga em direção ao "salão alto de Hel".

Hel recebe menção notável na Edda em Prosa. No capítulo 34 do livro Gylfaginning, Hel é listado por High (homem envolvido na criação da Edda em Prosa) como uma dos três filhos de Loki e Angrboða; o lobo Fenrir, a serpente Jörmungandr e Hel. High continua que, uma vez que os deuses descobriram que essas três crianças estavam sendo criadas na terra de Jötunheimr, e quando os deuses "traçaram profecias de que a partir desses irmãos grandes danos e desastres surgiriam para eles", os deuses esperaram muitos problemas dos três filhos, em parte devido à natureza da mãe dos filhos, mas pior ainda devido à natureza de seu pai.
High diz que Odin enviou os deuses para reunir as crianças e trazê-las a ele. Após a sua chegada, Odin jogou Hel em Niflheim, e conferiu a sua autoridade sobre nove mundos, em que ela deve "administrar alimentação e hospedagem para aqueles que foram enviados a ela, e isto é, aqueles que morrem de doença ou velhice." High detalha que neste reino Hel tem "grandes mansões" com muros extremamente altos e portões imensos, um salão chamado Éljúðnir, um prato chamado "Fome", um garfo chamado "Penúria", os servos Ganglati (nórdico antigo "caminhante lento") e Ganglöt ("caminhante preguiçoso"), a soleira da entrada "Pedra de tropeço", a cama "Cama de doente" e as cortinas "Fardo reluzente".
No capítulo 49, High descreve os eventos em torno da morte do deus Baldr. A deusa Frigg pergunta quem entre os Æsir vai ganhar "todo o seu amor e favor" cavalgando para Hel, o local, para tentar encontrar Baldr e oferecer a ela um resgate. O deus Hermóðr se oferece e parte com cavalo de oito pernas Sleipnir em direção a Hel. Hermóðr chega ao salão de Hel, encontra seu irmão Baldr lá e passa a noite. Na manhã seguinte, Hermóðr implora a Hel para permitir que Baldr vá para casa com ele, e conta a ela sobre o grande choro que os Æsir fizeram após a morte de Baldr. Hel diz que o amor que as pessoas têm por Baldr, que Hermóðr alegou, deve ser testado, afirmando:
Se todas as coisas no mundo, vivas ou mortas, choram por ele, então ele terá permissão para retornar ao Æsir. Se alguém falar contra ele ou se recusar a chorar, ele ficará com Hel.
Mais tarde no capítulo, após a mulher jötunn Þökk se recusar a chorar pelo Baldr morto, ela responde em verso, terminando com "deixe Hel segurar o que ela tem." No capítulo 51, High descreve os eventos de Ragnarök, e detalha que quando Loki chegar ao campo Vígríðr "todo o povo de Hel" chegará com ele.
Cultura Popular:
Hel é um dos deuses jogáveis no jogo de arena de batalha multiplayer online em terceira pessoa Smite e foi um dos 17 deuses originais. Hel também é apresentada no jogo de estratégia em tempo real Age of Mythology da Ensemble Studios em 2002, onde ela é um dos 12 deuses nórdicos que os jogadores podem escolher para adorar. Ela também é a principal vilã em Thor: Ragnarok, o terceiro filme da trilogia Thor do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Ela também aparece como a chefe final no RPG de ação da Konami de 2003, Boktai: O Sol está em Suas Mãos para o Game Boy Advance.

Co-autor: Fridrik Leifr

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.




Comentários