Eostre, deusa da Primavera, da juventude e do renascimento
- Eric Borges
- 21 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2020

Também chamada de Eastre, Easter, Eostra, Austra e Ostara. Seu nome é dado ao ritual pagão que celebra o início da primavera.
É uma deusa donzela que representa a abundância, a fertilidade absoluta e o renascimento. Pouco se sabe sobre ela nos dias de hoje, pois muitos de seus registros históricos foram perdidos e/ou destruídos. Alguns historiadores acreditam que Eostre nada mais é que uma personificação da Deusa Frigga, esposa de Odin, em seu aspecto de donzela.
Em uma lenda, é dito que o culto a Eostre se iniciou após a Deusa trazer a primavera ao mundo dos homens. Ao ouvir o chamado do povo clamando pelo fim do inverno, a Deusa, sentindo seus medos, veio ao mundo e ao tocar o solo com seus pés muitas flores nasceram ao seu redor, e com seu amável calor derreteu a neve acumulada e trouxe a vida de volta à terra marcando o início da estação. No paganismo, há relatos de que a primavera surge no momento que os poderes da Deusa atingem seu apogeu e quando ela enfraquece é quando se dá início ao inverno.

Eostre possuía muito apego pelas crianças e sempre era vista sendo seguida por elas, ou simplesmente brincado em seus jardins. Uma outra lenda diz que a Deusa transformou em lebre, seu animal favorito, um adorável pássaro que pousou em suas mãos, para entreter as crianças com sua magia. Com o passar do tempo as crianças perceberam que a lebre estava bastante infeliz, já que não podia cantar nem voar como fazia quando pássaro. As crianças suplicaram para que Eostre trouxesse o pássaro a sua forma original, porém não conseguiu, já que a magia já estava feita e não conseguiria desfazê-la. A Deusa então prometeu a si mesma que, quando a primavera chegasse e seus poderes estivessem no ápice, transformaria a lebre em pássaro nem que fosse por um breve momento. E assim a Deusa o fez, com a chegada da estação das flores, a Deusa conseguiu transformar a lebre em pássaro novamente, por alguns instantes, e como forma de gratidão pela suplica das crianças para que voltasse a sua forma original, o pássaro colocou ovos, e, ao retornar a sua forma de lebre, pintou-os em cores vivas e os espalhou pelo mundo. Como lembrete pelo que fez ao pequeno animal, para que nunca mais interferisse com o livre-arbítrio de nenhum outro ser vivo, a Deusa entalhou a imagem de uma lebre na lua, que pode ser visto nos dias de hoje.

Atualmente, esta Deusa é representada com o nome Easter como uma das personagens da série American Gods, produzida pela Amazon Prime Video, que é baseada no livro Deuses Americanos do escritor Neil Gaiman. A personagem é interpretada pela atriz Kristin Chenoweth.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.
Amei seu texto!! O mito envolvendo a Deusa Frigga eu já conhecia porém a parte da transformação do pássaro em lebre não conhecia!!! Gratidão!!